domingo, 21 de outubro de 2012

Dever de Casa.

Os pronomes pessoais nas frases - 1
Clica sobre o espaço em branco que queres completar. Escolhe um dos pronomes pessoais que se te apresentam. Também podes clicar a tecla "?" para obter uma pista. Atenção perderás pontos se clicares "?". Clica a tecla "verificar" para veres as tuas respostas corretas.
   as      las      lhe      lho      me      o      te   
a) A Leonor encontrou- [?] no supermercado e disse- [?] quando chegou a casa.
b) As bonecas sempre  [?] encantaram. Quando era pequena guardava- [?] num armário e à noite ia vê- [?] antes de  [?] deitar.
c) No dia de anos da Fernanda, o pai ofereceu- [?] um livro com gravuras bonitas. Eu já  [?] vi e gostei muito. Quando o meu irmão fizer anos talvez  [?] ofereça se não for caro demais.

   conosco      me      mim      Nós      se      si      ti   
a)  [?] gostamos muito de  [?], porque é uma pessoa simpática e muito alegre.
b) Queria que vocês viessem  [?] à festa.
c) A  [?] não  [?] agrada nada o que  [?] está a passar na turma. E a  [?]?
  
   convosco      me      mim      nos   
a) Hoje caiu, de repente, uma chuvada que  [?] abrigou - [?] a ficar no portal de uma casa.
b) Sei que a tua mãe falou de  [?] à professora de matemática no dia da reunião.
c) Gostaria de ir  [?] ao passeio de fim de semana, mas não sei se os meus pais  [?] deixarão ir.

   ela      ele      Eu      nos      ti      vocês   
a)  [?] e os meus irmãos não nos cansamos de pedir à nossa mãe para   levar ao cinema, mas  [?] anda muito ocupada.
b) Soube que  [?] vieram a minha casa, mas só percebi mais tarde.
c) Foi a [?]  que o Francisco convidou para ir à festa com  ?

4 comentários: